Ansiedade Corporativa
- Rosiris Guerra Inglese
- 28 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Segundo pesquisas no amigo "google", temos a seguinte definição quanto a origem da palavra "ansiedade" : "A origem é o Latim ANXIETAS, “angústia, ansiedade”, de ANXIUS, “de mente perturbada, problemático, pouco à vontade”, do verbo ANGUERE, “apertar, estreitar “, figurativamente “atormentar, causar tensão”.
Mas o que de fato sente, o que acontece no interior da pessoa ansiosa? Sem preocupação com o que diz a ciência, posso falar por experiência própria, haja vista que demorei um pouco para me perceber ansiosa e quando me dei conta do que de fato ocorria comigo, consegui fazer umas mudanças em mim mesma. Hoje sou uma pessoa muito mais leve e curto muito mais o momento presente. Por isso, decidi compartilhar minha constatação com os meus leitores. Vejam só:
Em geral a pessoa ansiosa vive no futuro e como o futuro nunca chega, a pessoa está sempre esperando o passo seguinte. Parece que está sempre devendo e se sente culpada por não conseguir antecipar tudo o que está por vir, por isso corre contra o tempo e falta hora no seu dia, pois se sobrecarrega com mil coisas ao mesmo tempo.
Mas, também pode ocorrer uma situação contrária, onde o ansioso se volta para o passado com medo do futuro. Viver no passado parece ser mais fácil, pois o final é previsível, Por isso, encontramos muitos ansiosos saudosista. Já viram aqueles pessoas que sempre dizem "bons tempos aqueles, pena que não voltam mais" ? Me parece mais difícil reconhece o ansioso saudosista, aquele que se esconde no passado.
Independentemente da situação, viver no passado ou viver no futuro é fugir do PRESENTE de viver o dia de hoje e de escrever com carinho a sua própria história.
Daí a importância do autoconhecimento. Quando a pessoa se conhece e reconhece em si própria seus pontos fortalecedores, seus pontos limitantes, suas crenças e seus valores, a melhor percepção sobre si mesma acontece e é possível a mudança de comportamento rumo a uma vida mais feliz, mais leve, mais saudável.
É preciso reconhecer que só existe um tempo e esse tempo é o tempo PRESENTE, ele é o presente que a vida nos dá para escrever nossa própria história e influenciar a vida de outras pessoas, deixando nelas o nosso legado. O PRESENTE define nosso PASSADO e nosso FUTURO e tudo isso é escrito HOJE. Fique ligado.
No mundo corporativo, principalmente, a cobrança por resultados é grande, a concorrência é intensa, a pressão é implacável. Sem um forte autoconhecimento, a competência "domínio próprio" fica compremetida e a ansiedade pode extrapolar seus limites e tornar-se uma doença difícil de ser controlada, levando a uma série de outras doenças físicas ou psicológicas. Ela é uma doença - é preciso reconhecer - e como a vida não é só trabalho, todas as demais áreas que compõem a roda da vida ficam também comprometidas.
Então fica aqui a dica, busque se autoconhecer, analise a sua vida como um todo, faça um autocoaching e principalmente viva intensamente o momento presente.
Comentários