Nós contra Eles
- Rosiris Guerra Inglese
- 29 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Olá, acabei de ler a coluna do Mentor Neto, Última Palavra, da revista Isto É (26/09/18 - n. 2544). Amei, retrata de forma bem humorada a realidade do povo brasileiro, vivenciada principalmente agora, época de eleições.
Para um povo doutrinado pela cultura "novelesca" de quanto mais baixaria melhor, na política não poderia ser diferente, prevalecendo o "nós contra eles".
E se formos um pouco mais além, veremos que não é só na política que isso acontece. Na vida cotidiana, também. Parece que a idéia do "nós x eles" energiza, fortalece.... É o lado SOMBRA, de todos nós, se manifestando ...
Pergunta: aonde está a nossa LUZ, gente?
Somos seres duais, em nós há luz e sombra. Vamos chamar de sombra tudo aquilo que não gostamos em nós, tudo aquilo que gostaríamos de esconder do mundo e se possível até da gente mesmo. E nessa ânsia por esconder nosso lado sombra, não o reconhecemos em nós e o que é pior, projetamos no outro esse nosso lado sombrio...
Preste atenção naquilo que você menos gosta na outra pessoa. Por que isso te atinge tanto? O que há em você disso que você aponta no outro?
Mas, para não dizer que não falei de flores, podemos pensar o inverso: o que você mais admira no outro? O que há em você disso que tanto você admira no outro?
Ah... como é importante o autoconhecimento. Como seria bom se reconhecêssemos nossa sombra e também nossa luz... Como seria bom se deixássemos de ser pessoas divididas, como seria bom se entendêssemos e dominássemos aquela voz interna que teima em nos criticar, censurar, de nos dizer que não vai dar certo, que é impossível, que não temos competência. Essa voz que nos impede de ir além....
Ah... como seria bom se nos conhecêssemos profundamente. Como seria bom o autoconhecimento. Como seria bom se pudéssemos chegar a completude de nós mesmos, como seria bom se fossemos inteiros, plenos.
A boa notícia é que é possível mudar. Nós não nascemos assim, ao contrário, aprendemos a ser assim. Por isso a importância de nos conhecermos, pois quanto mais nos conhecemos, mais nos potencializamos... Sim, podemos mudar nosso Mapa Mental, nosso modelo de pensamento.
Como é bom poder descobrir e entender que não há o "nós contra eles", que isso é apenas uma projeção de nós mesmos. Como é bom saber que podemos mudar nossa realidade...Sim, é possível expandir a mente, ir além.
O Coaching pode te ajudar a mergulhar nas profundezas de você mesmo, descobrir e entender sua sombra e sua luz. O Coaching pode te ajudar a usar essa descoberta a seu favor, ele te ajuda a jogar luz na sua sombra e deixar vir a tona a melhor pessoa que em você habita.
Sejamos simplesmente nós, em nossa potência máxima.
Rosiris
Comments