Você é Senior ou Trainee?
- Rosiris Guerra Inglese
- 21 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2021
Se você pensou em cargos na empresa em que trabalha, errou. Mas, se pensou em uma empresa chamada “Vida”, acertou.
Eu costumo dizer que se você ainda não chegou aos 60 anos, é um aprendiz ou talvez já seja um trainee de idoso, mas se já passou dessa idade, com certeza está classificado em uma das seguintes faixas:
1) de 60 até 69 - Idoso Junior
2) de 70 até 79 - Idoso Pleno
3) de 80 até 89 - Idoso Senior
4) mais de 90 - Idoso Master
Não importa em que faixa você está. O que importa é saber que você está em processo de envelhecimento. Importa também saber que o envelhecimento é um processo que está relacionado ao histórico de vida do indivíduo, portanto, difere de pessoa para pessoa e isso nada tem a ver com a idade cronológica.
Então, pergunto: Porque esperar chegar a ser um idoso Junior, mais de 60, para começar a pensar no envelhecimento?
Você sabia que pode e deve se preparar desde a fase de Aprendiz ou Trainee, para ser o idoso Master de amanhã: ativo, saudável, com qualidade de vida e produtivo?
O médico Alexandre Kalache, ressalta a importância de 4 capitais no processo de envelhecimento:
1. Conhecimento e nível de atualização, principalmente o relacionado a tecnologia;
2. Bons relacionamentos - família, amigos, vizinhos - pessoas confiáveis e que possam estar ao seu lado sempre que necessário..
3. Estilo de vida e comportamento - hábitos de vida saudáveis;
4. Financeiro - independência financeira. .
De zero a dez que nota você dá para cada um desses capitais na sua vida? Já pensou na importância deles na sua fase idoso Senior, por exemplo?
E então? Em qual fase do processo de envelhecimento você está? Aprendiz, Trainee, Junior, Pleno, Senior ou Master? Como você se preparou ou está se preparando para essa fase da vida? Que história você está construindo ou tem para contar? Quais obstáculos tem encontrado, num País como o Brasil? Indo um pouco além, quais obstáculos a população brasileira tem pela frente?
O que cada indivíduo, a sociedade e o País, podem fazer de diferente, considerando o envelhecimento da população brasileira; a mudança do perfil epidemiológico com a maior incidência de doenças crônicas e a situação de saúde privada e pública do Pais, além do fatores educacionais e econômicos, situação agora agravada pela pandemia Covid-19 ? Lembrando ainda das dificuldades decorrentes da escassez de cuidadores, haja vista que junto com o envelhecimento da população, tem se constatado uma redução na taxa de natalidade, conforme dados do IBGE..
Comments