CRISE - AMEAÇA OU OPORTUNIDADE?
- Rosiris Guerra Inglese
- 15 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Para que a evolução aconteça é preciso sair do “mesmismo”, é preciso sair da área de conforto - é preciso mudar - e para isso é preciso que a crise se faça presente.
Sem crise, tudo continua como antes, na terra de Abrantes, como diria minha avó.
A natureza nos ensina como as crises são importantes para que haja evolução. A ciência nos conta que para a Terra chegar até o seu estado atual, ocorreram muitas explosões vulcânicas, ataques de meteoros, terremotos e maremotos.
Fazendo uma analogia com o momento atual do Brasil, talvez faça sentido pensar que foi preciso a crise se instalar – e nos incomodar diretamente - para que nos sentíssemos impulsionados a começar a reagir.
Talvez valha a pena pensar que se a Economia estivesse as mil maravilhas e nossa vida continuasse sem grandes transtornos, ninguém estaria preocupado se fulano ou sicrano roubou ou lavou dinheiro. Ao contrário, ninguém reagiria - pelo menos não enfaticamente. Por mais imoral que isso possa parecer, a verdade é essa.
Para haver mudança é preciso que as pessoas sejam incomodadas diretamente. É preciso que aconteçam explosões, terremotos e maremotos financeiros – principalmente – já que o dinheiro governa o mundo capitalista.
Com o bolso afetado, as pessoas se dão conta de que não dá para fechar os olhos à corrupção moral e ética que nos cerca, haja vista ser está a base para que o caos se instale.
Diante da podridão da crise do momento, acredito positivamente ser este um momento crucial para o início da transformação que há tanto tempo desejamos, mas que somente agora fomos duramente incomodados a ponto de reagir, assim como nosso planeta vem reagindo através dos tempos.
Não. Crise não é sinônimo de estagnação, nem tampouco de retrocesso. Ela é um mal necessário para que a evolução aconteça. Crise é oportunidade de melhoria.
Que a crise atual, seja o estopim para um bem maior, uma mudança cultural, onde a “lei de Gerson” não prevaleça.
Para quem não sabe, segue a definição da lei de Gerson, segundo a wikipédia:
“Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. ...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Gerson “
Rosiris Guerra Inglese
コメント